O implante dentário pode ser a melhor solução para substituir um ou vários dentes perdidos por cáries, doenças gengivais, traumas e outros problemas bucais. Ele permite restituir as funções dos dentes naturais, melhorando a mastigação, a fala e a estética do sorriso, o que contribui também para a autoestima do paciente. Além disso, o implante dentário pode ser indicado pelo dentista quando a pessoa perdeu um ou mais dentes ou quando necessitam de uma reabilitação oral total.
O que são implantes dentários?
Os implantes são dispositivos feitos de titânio ou zircônia, implantados cirurgicamente no osso da mandíbula ou da maxila com o intuito de substituir as raízes dentárias ausentes.
Após a instalação dos mesmos, é permitido que o dentista fixe os dentes artificiais substitutos sobre eles.

Por que escolher implantes dentários?
Implantes têm muitas vantagens, como melhorar a fala, que com dentaduras pode se tornar embaralhada se elas escorregam. São mais confortáveis, por se tornarem parte integrante do corpo, eliminando o desconforto das próteses. Permitem comer com facilidade e sem dor, assemelhando-se aos dentes naturais. São duráveis e podem durar toda a vida com os devidos cuidados e evitam o incômodo de remover dentaduras, além de não precisar de adesivos para mantê-las no lugar.
Para quem são indicados os implantes dentários?
Os implantes dentários são indicados para pacientes maiores de 18 anos que perderam um ou mais elementos dentários. Pacientes que usam prótese total (dentadura) removível ou prótese parcial removível (de grampo), que estão insatisfeitos com a estética e funcionalidade de suas próteses também são indicados para realizar os implantes dentários.
Como é o processo de implantação?
A colocação dos implantes envolve uma avaliação detalhada, incluindo raioX e tomografia computadorizada. A cirurgia de implantação insere o implante no osso mandibular (região inferior) ou maxilar (região superior), seguida da osseointegração, onde o osso se integra ao implante. Depois, um mini pilar é colocado sobre o implante e a coroa unitária ou prótese tipo protocolo é fixada nesse mini pilar.
Quais os cuidados após a implantação?
O sucesso dos implantes também depende dos cuidados pós operatórios, como manter boa higiene oral, fazer visitas regulares a cada 6 meses ao dentista e evitar hábitos nocivos como roer unhas ou objetos e fumar, o uso de placa miorrelaxante é indispensável para manter os implantes saudáveis. Os implantes dentários oferecem uma solução eficaz e estética para perda de dentes. O procedimento requer um comprometimento com o processo e a manutenção, mas os resultados são transformadores, restituindo a funcionalidade oral e um sorriso natural. Uma consulta com um dentista qualificado é essencial para avaliar se os implantes são a opção correta para cada indivíduo.
Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe e ative o Sininho do Canal, assim você receberá a notificação de novos vídeos que vou postar toda semana. Um Grande Abraço!
