Optar por colocar implantes dentários deve ser um passo importante para restauração do seu sorriso. Sabemos que o tratamento com implantes é seguro e traz qualidade na vida para sorrir e comer.

Alguns cuidados após a cirurgia de instalação desses implantes devem ser tomados:
O primeiro desses cuidados é o repouso: após a cirurgia o paciente deve descansar e não pode fazer atividades físicas. Ele deve fazer compressa gelada na região que provavelmente vai inchar (edema) e pode ficar roxo (equimose). O que é normal por se tratar de uma cirurgia invasiva na face, mas que logo desaparece. A dieta alimentar deve ser pastosa e líquida. Não exercendo esforço na região operada. Deve-se manter uma boa higiene bucal dos dentes presentes na boca e da língua, normalmente é recomendado uso do enxaguante bucal à base de clorexidina para evitar inflamação nos tecidos. Escovas específicas e os irrigadores orais podem ser um valioso aliado para manter a saúde dos implantes e tecidos que estão ao seu redor.
Para ter uma boa cicatrização é importantíssimo parar de fumar pois o tabagismo pode prejudicar o processo de cicatrização e aumentar o risco de complicações. Deve-se fazer visitas regulares ao dentista para garantir que não se tenha focos de infecção e inflamação ao redor do implante. Fique atento caso sinta dor aguda persistente, inchaço ou sangramentos na região do implante. Durante o processo de cicatrização que normalmente acontece em até 6 meses, pedimos ao paciente para tomar cuidados com hábitos nocivos como roer unha, morder caneta entre outros. Pacientes que têm bruxismo devem usar placas miorrelaxantes diariamente. Cuidados com a alimentação também devem ser levados em consideração, nesse período não recomendamos morder alimentos mais duros como torresmo e amendoim.
É raro mas pode não cicatrizar o seu implante e isso pode acontecer com qualquer paciente. Devemos ficar atentos às causas que podem levar a esse quadro. Como o tabagismo, diabetes descompensada e a falta de higiene ou até mesmo o esforço mastigatório excessivo durante o processo de cicatrização.
O sucesso desse tratamento se dá pelo comprometimento do paciente e pelo profissional escolhido. Com os cuidados adequados e acompanhamento regular, seus implantes podem proporcionar uma solução duradoura e satisfatória para substituir o dente perdido.