Blog – Dra. Jessyca Kathanandra

logo

Compreendendo as Opções de Prótese Dentária: Fixas vs. Removíveis

A prótese dentária é uma solução personalizada projetada para restaurar não apenas a beleza de um sorriso, mas também a funcionalidade essencial da boca, que inclui a mastigação e a fala. Dentro das opções disponíveis, as próteses dentárias podem ser categorizadas principalmente como fixas ou removíveis, parciais ou totais. As dentaduras, muitas vezes lembradas como sinônimo de prótese removível, são uma solução para quem perdeu todos os dentes, mas há mais a ser explorado e compreendido.

Continue a leitura para desvendar as particularidades de cada tipo de prótese e para auxiliar na escolha da opção mais adequada para o seu caso.

Prótese Fixa tipo Protocolo

Indicado para quem perdeu todos os dentes em uma mesma arcada.

Ela é uma solução moderna que visa a reabilitação oral do paciente, funcionando como uma dentadura fixa, composta por 12 dentes presos em uma única estrutura parafusada sobre 4 implantes.

A diferença da Prótese Protocolo para a dentadura convencional é que ela não se apoia sobre as gengivas e mucosas, ela é parafusada sobre os implantes e por ser fixa ela também não apresenta mobilidade ao falar ou mesmo mastigar, evitando quaisquer constrangimentos que a prótese removível comum possa causar.

A prótese tipo protocolo proporciona inúmeras vantagens quando comparada a uma prótese removível, pois ela permite uma maior estabilidade, ou seja quando o paciente come essa prótese não se movimenta como pode acontecer nas próteses móveis.

Sendo assim o paciente sente-se seguro para sorrir e mastigar. É de

fácil higienização, porém requer visitas a cada 6 meses para manutenção e limpeza da prótese e dos implantes.

Essa prótese pode ser feita com dentes de porcelana ou de resina. Então quando comparada com a prótese tipo dentadura a prótese protocolo pode ser a melhor opção.

Prótese Total Removível ou Dentadura

A dentadura, uma forma clássica de prótese total removível, é feita a partir de uma base de resina acrílica projetada para imitar a aparência das gengivas e suportar dentes artificiais. Esta prótese é meticulosamente moldada para se ajustar de forma precisa aos contornos específicos da boca de cada paciente. Existem dois tipos principais de dentaduras: as superiores, que incluem uma seção que cobre o palato, ou céu da boca, para garantir uma fixação mais segura, e as inferiores, que são desenhadas para se ajustarem confortavelmente à mandíbula.

Entre as vantagens de escolher uma dentadura estão o custo mais acessível e a conveniência de poder removê-la para facilitar a limpeza. No entanto, as desvantagens também devem ser consideradas: dentaduras que não se encaixam corretamente podem causar desconforto significativo e irritações. Além disso, ao longo do tempo, aqueles que utilizam dentaduras por períodos prolongados podem sofrer reabsorção óssea, o que pode levar a alterações na estética facial.

Devido à reabsorção óssea sofrida com o tempo, a retenção da prótese diminui, não ficando mais retentiva, se movimentando e até mesmo caindo da boca.

Além disso, existe também o chamado efeito gangorra, onde muitas vezes existe a movimentação da prótese do lado oposto ao que mordemos.

Prótese Parcial Removível (Prótese de grampo):

A prótese parcial removível, comumente conhecida como “Prótese de grampo,” é uma solução odontológica composta por uma ou mais coroas artificiais que são fixadas em posição por meio de ganchos metálicos. Esses ganchos se ancoram nos dentes naturais que permanecem na boca, proporcionando suporte para a prótese.

Entre as vantagens deste tipo de prótese está o fato de que ela não exige que os dentes naturais adjacentes sejam desgastados, como em alguns outros tipos de restaurações dentárias. Além disso, sua natureza removível facilita a limpeza tanto da prótese quanto dos dentes restantes, o que é benéfico para a higiene oral geral do paciente. Além da questão estética dos grampos ficarem aparentes, os mesmos causam sobrecarga excessiva nos dentes de apoio, podendo causar recessão, e até mesmo a perda destes elementos!

Prótese Fixa Unitária (Coroa Dentária)

A prótese fixa unitária, também conhecida como coroa dentária, é uma solução restaurativa para pacientes que enfrentaram danos significativos em um único dente, seja por cárie extensa, trauma ou após grandes restaurações. A coroa é projetada para cobrir e proteger o dente danificado, restabelecendo sua forma, tamanho e função originais, além de melhorar a estética do sorriso.

As vantagens desta opção são claras: a coroa oferece uma recuperação da aparência e da capacidade funcional do dente afetado. Além disso, como é fixada permanentemente, não há necessidade de removê-la para limpeza, o que simplifica a manutenção da higiene oral em comparação com as próteses removíveis.

Contudo, existem desvantagens associadas às coroas dentárias. Muitas vezes, o custo total (tratamento endodôntico, preparo e coroa dos dentes de apoio) acaba ultrapassando ou se igualando ao valor do implante dentário, o que seria uma opção mais duradoura a longo prazo.

Lembrando, que mesmo da melhor qualidade, e tentando se igualar ao máximo aos dentes naturais, as próteses tanto fixa quanto removíveis, acabam ficando diferentes do dente natural, e sofrem modificações ao longo do tempo: manchas, perda de brilho, trincas

Prótese Parcial Fixa (Ponte Fixa)

A prótese parcial fixa, mais conhecida como ponte fixa, é um método eficaz de restauração dentária usado para substituir um ou mais dentes ausentes. Esta ponte é apoiada e fixada em posição pelos dentes naturais remanescentes ou por implantes que são colocados nos locais dos dentes perdidos, criando assim uma “ponte” sobre o espaço vazio.

As vantagens desta solução incluem a melhoria significativa na estética dental, pois as pontes são desenhadas para se parecerem com os dentes naturais, oferecendo uma aparência quase indistinguível. Além da estética, as pontes fixas restauram a função mastigatória, permitindo ao paciente comer e falar com mais normalidade e conforto. A sensação de uso de uma ponte fixa é também frequentemente relatada como mais próxima da experiência de ter dentes naturais, proporcionando um conforto e uma adaptação melhores do que algumas próteses removíveis.

No entanto, uma desvantagem considerável da ponte fixa é a necessidade de preparar os dentes que servirão de suporte. Este processo envolve o desgaste desses dentes, que é realizado para criar espaço suficiente para acomodar a ponte. Este procedimento é irreversível e pode ser uma fonte de preocupação para pacientes que preferem métodos menos invasivos que conservam mais da estrutura dentária natural.

Escolhendo o Melhor Tratamento

A decisão entre prótese fixa e removível é profundamente pessoal e deve ser baseada na avaliação clínica realizada por um dentista qualificado. Este profissional considerará a saúde dos dentes, gengivas e ossos maxilares, assim como as expectativas e possibilidades financeiras do paciente.

Pronto para tomar a próxima etapa em direção a um sorriso completo? Não deixe de consultar seu dentista para uma orientação personalizada. E se deseja estar sempre atualizado sobre tratamentos odontológicos, incluindo próteses dentárias, assine nossa newsletter e mantenha-se informado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *